segunda-feira, 11 de maio de 2009

Signo

"Um signo ‘representa’ algo para a ideia que provoca ou modifica. Ou assim – é um veiculo que comunica à mente algo do exterior. O ‘representado’ é o seu objeto, o comunicado, a significação, a ideia que provoca o seu interpretante.” (Peirce) O signo não precisa ser uma mediação, pode ser uma reação ou um sentimento. Um signo tenta representar pelo menos em parte um objeto (referente). O objeto é a causa e o determinante do signo que é sempre: - Parcial - Incompleto - Quer interpretar o objeto, mas não é o objeto A relação signo-objeto produz una mente interpretadora um outro signo que traduz o significado do primeiro. Portanto, o significado de um signo é outro signo, seja uma imagem, um gesto, uma palavra ou sentimento. Para compreender qualquer coisa, a consciência produz um signo, ou seja, um pensamento como mediação entre nós e os fenômenos. Ex.: Objeto: casa
Signos:
Floyd Merrel (EUA), estudioso de Peirce, explica que um mesmo signo tem variáveis, várias verdades, várias interpretações. Os signos mudam.

1 comentários:

Biba disse...

Turma, o blog está muito bom e atraente para o internauta. Vocês estão fazendo um ótimo trabalho. Vamos deixá-lo prontinho para terça?

Beijos
Carpe Diem
Profª Biba

Postar um comentário